X

REGIÃO

A região do Alentejo, situada a Sul de Portugal continental, é uma das maiores regiões vinicolas de Portugal, com aproximadamente 23000ha, o que corresponde a, cerca de, 10% do total de vinha em Portugal.

Os solos de origem essencialmente graniticas e xistosa, são solos de média e baixa fertilidade mas com muito boa drenagem natural. Embora, de um modo geral, todo o Alentejo seja bem dotado para a produção de vinhos de qualidade, estes conseguem atingir o seu expoente máximo em solos xistosos com a rocha muito superficial. É o caso da Herdade da Fonte Coberta!

O clima, com caracteristicas mediterraneas, muito seco e quente na Primavera e Verão e muito frio no Inverno, com temperaturas médias de 15-16ºC, tem um nivel de insolação muito elevado, especialmente nos três meses anteriores à vindima, o que contribui para uma perfeita maturação das uvas e excelente qualidade dos vinhos produzidos na região.

Na Herdade da Fonte Coberta, apesar do clima quente e seco na época estival, a existência de uma barragem e várias charcas circundantes permitem fornecer às plantas a água necessária para que não cheguem a atingir o “stress” hídrico.