X

HISTÓRIA

Numa das mais importante Regiões Vinícolas de Portugal, onde a vinha é, actualmente, a maior riqueza agrícola da região e onde a produção de vinhos de excelência é uma realidade, nasceu a Herdade da Fonte Coberta.

Este projecto surgiu pelo empenho e capacidade empreendedora da família Santos que, com uma longa tradição vinícola, resolveu investir todo o seu conhecimento, na produção de vinhos na concretização de um novo desafio numa região de excelência. Com este objectivo adquiriu uma herdade no Alentejo que, anteriormente, se dedicava à cultura de girassóis e produção de cereais.

A partir das primeiras plantações vitícolas, em 2003, têm sido feitos grandes investimentos nas vinhas (com completo e eficiente equipamento de rega gota a gota) e numa moderna adega dotada da mais avançada tecnologia.

Em 2007 foi lançado no mercado o primeiros vinho produzido na Herdade da Fonte Coberta: Ouro do Monte, da colheita de 2006.

A Herdade da Fonte Coberta localizada, cerca de, 5km a sul da cidade de Évora, tem uma área total de 190 hectares, sendo que, actualmente a plantação de vinha representa, aproximadamente, 150ha que se encontra dividida por vários talhões onde estão plantadas diversas castas, a partir das quais produz vinho de excelente qualidade. As castas tintas mais representativas da nossa produção são a Trincadeira, Aragonez e Alicante Bouschet mas para além destas existem ainda Alfrocheiro, Castelão, Cabernet Sauvignon, Touriga Franca e Syrah. Na produção de vinho branco usamos uvas das castas Antão Vaz, Fernão Pires, Arinto, Chardonnay e Roupeiro.

A produção média anual prevista quando em plena produção será de cerca de 150.000 litros de vinho branco e de 800.000 litros de vinho tinto.

Estando basicamente vocacionada para a produção vitivinícola, a Herdade da fonte Coberta tem também uma actividade pecuária importante com a criação e comercialização de bovinos da raça Limousine.